ISSN 1982-8802

Ano X | Publicação Semestral

deutsch   english   français   español

 

Apresentação

Expediente

Número 1

Número 2

Número 3

Número 4

Número 5

Número 6

Número 7

.doc recomenda

Mural

Links

Normas

 

 

 

.doc recomenda!

Lançamentos

1  2

Teoria Crítica

1  2  3

Estudos de Mística e
Filosofia da Religião

1  

Prosa e Poesia
Contemporâneas

1  2

Estudos de
Literatura

1  2  3  4  5  6  7

Filosofia

1

Estética

1

Outros

1

Invenção do Contemporâneo: Tempo Sagrado, Tempo Profano (DVDR)

Luiz Felipe Pondé

Estúdio Log On/Culturamarcas, 2007

Uma reflexão sobre quais são as particularidades daquele que é considerado tempo sagrado em oposição ao tempo profano. De que forma esse tempo sagrado consegue se assemelhar com Deus através de experiências que simulam as ações e inações divinas. Para chegar a essas conclusões, Pondé faz um resumo das idéias fundamentais do que ele chama de "quatro cavaleiros do ateísmo moderno": Freud, Marx, Darwin e Nietzsche.

Série Experiências no tempo

Criação e produção do Espaço Cultural CPFL

Teología de las religiones. Una visión panorámica

Faustino Teixeira

Abya Yala, 2005

Un recorrido completo por el desarrollo histórico de la teología de las religiones, desde sus más remotos antecedentes, deteniéndose especialmente en hacer un balancce final de su situación actual. Un libro imprescindible para tener una «visión panorámica» de la teología de las religiones, ideal para introducirse seriamente en el tema. Primer libro con estas pretensiones escrito en América Latina.

Crítica e Profecia: a Filosofia da Religião em Dostoiévski

Luiz Felipe Pondé

Editora 34, 2003

Para Luiz Felipe Pondé, não se pode apreender a fundo a obra de Dostoiévski sem a compreensão de seu pensamento religioso, já que "sua escrita está fincada em sua postura religiosa". Desse modo, este livro não é um estudo de crítica literária da obra dostoievskiana, mas sim um ensaio de crítica religiosa a partir das idéias desenvolvidas pelo romancista em sua obra. Após uma elucidativa introdução ao universo do Cristianismo Ortodoxo, o autor passa a tecer relações ente os aspectos estritamente filosóficos e sua realização no plano literário, procedendo a um análise mais detida dos grandes romances do escritor, como ´Memórias do Subsolo´, ´Crime e Castigo´, ´Os Demônios´, ´O idiota´ e ´os Irmãos Karamazov´. Lidando com temas como a liberdade, o amor, o bem e o mal. Deus e Diabo a partir da obra de um dos maiores gênios literários de todos os tempos. Pondé propõe uma reflexão original, construída no diálogo entre a literatura a religião e a filosofia - e que caminha para uma severa critica aos humanismo moderno.

Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso: A arte do possível

Faustino Teixeira e Zwinglio Mota Dias

Santuário, 2008

A comunidade humana almeja a paz. E as religiões podem atuar como importantes instrumentos, a partir do diálogo, para o alcance desse nobre objetivo. Por isso, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso – a arte do possível é uma excelente obra para o aprofundamento dos dois temas que, apesar de estarem unidos no título, apresentam características distintas. O Ecumenismo diz respeito à busca da unidade entre os cristãos. No diálogo inter-religioso, o distintivo é a ética permitindo realizações solidárias.

Para os autores, Faustino Teixeira e Zwinglio Mota Dias, a paz depende da arte de dialogar e celebrar com as mais variadas expressões religiosas, sensíveis para um aprendizado recíproco. Num tempo marcado pela sedução fundamentalista e pela afirmação das identidades egocentradas, nada mais essencial que o exercício de sensibilização ao mundo do outro e a busca comum de caminhos de atuação solidária em favor da paz mundial, define Faustino Teixeira na introdução.

 

Editor | Eduardo Guerreiro B. Losso
Contatos | revistapontodoc@gmail.com