ISSN 1982-8802

Ano X | Publicação Semestral

deutsch   english   français   español

 

Apresentação

Expediente

Número 1

Número 2

Número 3

Número 4

Número 5

Número 6

Número 7

.doc recomenda

Mural

Links

Normas

 

 

 

.doc recomenda!

Lançamentos

1  2

Teoria Crítica

1  2  3

Estudos de Mística e
Filosofia da Religião

1  

Prosa e Poesia
Contemporâneas

1  2

Estudos de
Literatura

1  2  3  4  5  6  7

Filosofia

1

Estética

1

Outros

1

A biblioteca de Machado de Assis

José Luís Jobim (org.)

Topbooks / Academia Brasileira de Letras, 2001

Os milhares de artigos e ensaios que constituem a fortuna crítica de Machado de Assis mostram que seu patrimônio literário é inesgotável. E está chegando às livrarias mais um volume indispensável a qualquer leitor do Bruxo do Cosme Velho: “A biblioteca de Machado de Assis”, com organização de José Luis Jobim e ensaios de Jean-Michel Massa, Gloria Vianna, Ivo Barbieri e John Gledson, entre outros.

Co-editado pela Topbooks e pela Academia Brasileira de Letras, é um desses livros que, quando lançados, a gente se pergunta como foi possível passar tanto tempo sem eles. Não se trata de mera catalogação do acervo da biblioteca machadiana — embora as informações detalhadas nesse terreno, por si só, já justificassem a obra — mas de um verdadeiro guia para compreender Machado através da contextualização literária, da intertextualidade e da identificação das múltiplas vozes com que o escritor manteve diálogos fecundos, cuja interpretação ainda está longe de chegar ao fim(...)

Luciano Trigo - Prosa & Verso - O Globo (29/12/2001)

Ensaios de possessão (irrespiráveis)

Ana Cristina de Rezende Chiara

Caetés, 2006

Nestes Ensaios de possessão (irrespiráveis), Ana Cristina Chiara lança um sopro renovador na área dos escritos acadêmicos, repelindo imitações e paternalismos intelectuais; escrevendo/dissolvendo leituras, tenta apreender o intolerável da vida, apontando aos pacifistas da arte, os jogos de dados da estética do assalto.

Este livro fala daquilo que ainda não se definiu, fala do intolerável, de coisas sem identidade no cenário do real, afastando insinuações de um imaginário domesticado na literatura, incorporando no alforje criativo a tradição da revolta. Fala do mergulho do corpo no trabalho, dos pulos no imprevisto, do olho no sinistro, da condição do intelectual brasileiro em busca de uma língua, do lugar do crítico no cenário transdisciplinar das construções discursivas.

Fala também do déplacement, do dépaysent de escritores e artistas, de fluxos de corpos, de migrações de subjetividades, do lugar vazio, do exílio do poeta moderno, da desestabilização dos contornos do real e esgarçamentos de sentidos. Opera assim uma prática de leitura do desmascaramento do olho, buscando captar instantes de ritmo intensificado, reativar o salto dentro do coração selvagem da experiência da escrita, principalmente sobre o inescapável - vertigem, sensação de estar por um fio.

A Literatura no Brasil: Era Barroca, Era Neoclássica

Eduardo De Faria Coutinho

Global, 2001

As Origens da Poesia - Domingos Carvalho da Silva A Literatura Jesuítica - Armando Carvalho Antônio Vieira - Eugênio Gomes Gregório de Matos - Segismundo Spina O Mito do Ufanismo - Eugênio Gomes Relação do Naufrágio - Cândido Jucá Filho A Oratória Sacra - Carlos Burlamáqui Kopke O Movimento Academicista - José Aderaldo Castelo Era Neoclássica Neoclassicismo e Arcadismo. O Rococó - Afrânio Coutinho A Literatura do Setecentos - Antônio Soares Amora O Arcadismo na Poesia Lírica, Épica e Satírica - Waltensir Dutra Prosadores Neoclássicos - Cândido Jucá Filho Do Neoclassicismo ao Romantismo - Luís Costa Lima

Nove Abraços no Inapreensível: Filosofia e Arte Em Giorgio Agamben

Alberto Pucheu (Org.)

Azougue Editorial, 2008

"A idéia deste livro surgiu no dia em que, com um projeto sobre poesia e filosofia em Giorgio Agamben, recebi a notícia de ter ganhado a bolsa da FAPERJ referente ao Programa Jovem Cientista do Nosso Estado. Planejei, então, organizar um livro coletivo enquanto preparava um individual. Para o primeiro - este que agora vem a público - convidei nove pesquisadores especialistas na obra do filósofo italiano para escreverem sobre nove de seus livros."

Alberto Pucheu

 

 

Editor | Eduardo Guerreiro B. Losso
Contatos | revistapontodoc@gmail.com